Sobre

Este projeto é um esforço coletivo de reunir os casos já noticiados de vítimas de agressões motivadas por intolerância política. Há um crescente número de ataques sendo relatados no contexto eleitoral, mapear estes ataques é uma forma de visibilizar o avanço da intolerância no país.

Metodologia

#VítimasDaIntolerância reúne notícias de casos de agressões motivadas pela intolerância política no Brasil, desde 15 agosto de 2018, data limite de registro de candidaturas. Conhece algum caso de violência que não esteja listado em nosso site? Preencha nosso formulário. Nenhum dado pessoal é solicitado, apenas links para fontes confiáveis. Também aceitamos denúncias de posts em redes sociais, mas eles serão mantidos em um banco de dados separado para posterior checagem da veracidade pelos nossos parceiros. Nenhuma identidade dos relatos das redes sociais vai ser tornada pública ou transformada em reportagem antes dessa checagem e do consentimento expresso e informado do autor do post.

Como selecionamos o que entra no levantamento?

Não há filtro de caráter político ou partidário. Os critérios adotados para a compilação de casos são:

  1. Haver ao menos um registro publicado em veículo de notícia de circulação local ou nacional
  2. Relatar caso de violência (física ou verbal) direcionada a uma pessoa (vandalismos no espaço público, por exemplo, não entram)
  3. Haver no relato menções à motivação por intolerância política, seja ela direcionada a políticos em campanha ou eleitos, a partidos políticos ou a grupos minoritários

Onde posso ver os dados consolidados?

Outros levantamentos